Tenho um bebé para levar para casa, e agora?

Alimentação:

O leite materno é o ideal para o bebé. Apesar da sua composição ser variável, é um alimento completo, fácil de digerir e muito útil para proteger o bebé de infeções. A amamentação deve ser em horário livre: não fixe horas para as mamadas, amamente o bebé sempre que ele lhe parecer carente de alimento. Se o bebé está bem adaptado à mama e aumenta bem de peso, o seu leite é suficiente e de qualidade. Lembre-se, não há leite materno “fraco”. Em circunstâncias especiais, seja por motivos médicos, perda de peso ou opção materna, pode ser necessário um suplemento de leite artifical. Nesses casos, a escolha do mesmo e modo de dar ao bebé devem sempre ser discutidos com profissionais de saúde.

Perda de peso:

Nos primeiros dias de vida o bebé pode perder até 10% do peso com que nasceu, sendo que por volta do 15º dia de vida deve ter recuperado esse peso. Daí ser muito importante que, durante os primeiros 28 dias de vida, o bebé seja pesado todas as semanas. Deverá optar por um local único de pesagem e mantê-lo, pois as balanças nem sempre estão bem calibradas e pode haver diferenças significativas entre elas.

Icterícia:

Muitos bebés apresentam, a partir do 2º e até ao 15º dia de vida, uma cor amarelada (icterícia) que tipicamente evolui no sentido “da cabeça para os pés”. Deve-se à sua imaturidade em eliminar um pigmento de cor amarela, a bilirrubina. Para ajudar a eliminá-lo, os bebés devem ser expostos (mas não diretamente) à luz natural, p.ex., colocando o berço junto de uma janela. Regra geral a icterícia é transitória e sem significado mas atenção: se o bebé já tiver mais de 15 dias e ainda continuar amarelo, se a icterícia se estende da cabeça até ao início das coxas, e/ou se o xixi estiver muito escuro e/ou as fezes muito claras, o bebé deve ser sempre observado por um profissional de saúde!

Umbigo:

O coto umbilical deve ser sempre deixado fora da fralda, e mantido limpo e seco, sobretudo depois do banho e da muda da fralda. Geralmente o umbigo cai sozinho entre a 1ª e a 2ª semanas de vida e nunca é demais lembrar que pode sangrar um bocadinho nessa altura e não dói! A aplicação de álcool a 70º não está provada que previna infeções e até pode atrasar o processo de mumificação e queda. No caso particular de ter sido recomendada por um profissional de saúde, siga as indicações corretamente. Convém apenas estar atento ao aparecimento de um “corrimento” por vezes com cheiro mau e intenso e/ou vermelhidão e inchaço. Se alguma destas coisas acontecer, procure um profissional de saúde!

Pele:

Ao passar de um meio líquido para um meio seco, a pele do bebé adapta-se, podendo ficar seca e descamativa. Esta situação é muito comum e resolve-se com a plicação de creme hidratante 1-2 vezes/dia, preferencialmente hipoalergénico. Nunca é demais referir que não deve aplicar nas mãos nem nas áreas envolventes da boca e olhos, pelos riscos que isso representa para o bebé.

Banho:

Pode mas não tem de ser dado diariamente, sendo isto ajustável às rotinas familiares. O importante é manter sempre o bebé bem seguro e definir uma ordem que todas as zonas fiquem higienizadas, das mais limpas para as mais sujas. Existem diferentes modelos de banheira, todos eles adequados ao banho do bebé. O importante é adequar o modelo e a temperatura da água ao gosto dos pais e do bebé.

Ambiente para o bebé:

O ambiente ideal para um bebé deve ter luz natural, não deve ser nem muito húmido nem muito seco, e deve apresentar uma temperatura amena, em torno dos 21ºC. Para aquecimento evite aquecedores a gás ou lareiras abertas, opte preferencialmente por aquecedores a óleo, termoventiladores ou ar condicionado, tendo sempre em mente que estes podem tornar o ambiente muito seco, pelo que a sua utilização prolongada deve ser evitada. O ambiente deve ser arejado e idealmente livre de fumo, pelo que evite fumar nos espaços comuns ao bebé.

Posição de dormir:

Não coloque o bebé a dormir de barriga para baixo. O bebé deve dormir preferencialmente de barriga para cima, sendo que nalguns casos pode ser colocado de lado. Não deve usar almofada. Não devem ser deixadas fraldas de pano, bonecos ou quaisquer outros objetos soltos no berço. Não deve usar muitos cobertores/colchas de modo a não sobreaquecer o bebé. Deixar sempre a cabeça e ombros descobertos, tapando-o só até ao nível da cintura.

Teste do Pezinho:

É um teste de rastreio de hipotiroidismo e de várias doenças metabólicas. Deve ser feito entre o 3º e o 6º dia de vida, daí também ser chamado de “Diagnóstico Precoce”. Maioritariamente no centro de saúde da área de residência, embora haja consultórios e clínicas que o disponibilizam, é realizado por enfermeiros, que fazem uma picada de agulha no pé do bebé, para extrair o sangue necessário. No caso de internamentos mais prolongados, pode ser feito no hospital, antes da alta.

Primeira consulta médico assistente:

Deve ser feita entre a 1ª e a 2ª semana de vida.

Transporte:

Em todas as deslocações de automóvel o bebé deve ser transportado numa cadeira grupo 0 ou 0+ homologada (norma europeia ECE R44/03) e sempre com o(s) cinto(s) colocado(s).

Visitas e Saídas:

Sobretudo durante os primeiros 15-28 dias de vida do bebé, evite visitas excessivas de amigos e familiares para evitar infeções e dar oportunidade à mãe e ao pai para se reorganizarem e se restabelecerem; ao sair, opte por espaços ao ar livre, em que o bebé não esteja exposto a muitas pessoas nem a poluentes (p.ex. tabaco).

Deixe um Comentário