REGRESSO ÀS AULAS

Para muitos inicia-se agora uma nova etapa, a entrada na Escola, quer seja no jardim de infância ou no 1º ciclo. É e sempre será uma etapa gigantesca no crescimento e desenvolvimento dos “nossos meninos”.

Muitos pais sentem-se angustiados e inseguros na altura de escolher uma escola para os seus filhos. Não sei mesmo quem chora mais, se eles ou se nós. É uma aflição, ficamos com o coração em mil pedaços, angustiados durante todo o dia, a contar os minutos para irmos buscá-los.

Sabemos que a escola e, principalmente os professores que acolhem a criança têm um papel fundamental nesta fase de grande transição na vida da criança.

Segundo a Direção da Sociedade Portuguesa de Pediatria “deve existir flexibilidade no cumprimento das normas, em cada momento e tendo em conta os dados locais de transmissão na comunidade. No início do ano escolar, para as crianças que vão contactar pela primeira vez com a escola, devem criar-se condições de segurança que permitam o acompanhamento de um familiar ao novo espaço, dando tempo à criação de vínculo afetivo”.

Os pais também desempenham um papel importante nesta fase e podem amenizar o medo dos pequenos para enfrentar com mais segurança a nova etapa. O essencial, na minha opinião, são os pais demonstrarem ao filho a confiança que depositam na nova escola e que eles acreditam que é a melhor escolha que fizeram para ele. Levar a criança até ao local antes do início das aulas para que ela conheça o ambiente e, se possível, os educadores e professores, também ajudarão a diminuir o impacto do primeiro dia de escola. Deixem sempre claro que estarão à espera dela na hora da saída. É fundamental que a criança sinta que a escola é um lugar mágico e especial, onde vai, não só aprender, mas também brincar, fazer novas amizades e crescer. Revivam com a criança como foi a vossa primeira vez na escola. Sempre que possível, mostrem crianças de mochila a ir para a escola. Existem também vários livros sobre o tema, com imagens apelativas onde a criança se pode identificar.

Se por acaso têm um filho nesta situação, deixo-vos uma ideia que resulta muito bem: Os Corações de Bolso. Estes podem ser feitos com um pedacinho de tecido ou feltro e o seu enchimento pode ser com algodão. No primeiro dia de escola, deem-lhe um destes corações de bolso feito por vocês perfumado com o cheirinho lá de casa (perfume da mãe ou do pai, amaciador da roupa habitual, etc). Depois é só entregar-lhe para que o guarde no bolso da bata, do estojo ou da própria mochila e sempre que ele precisar poderá ir buscá-lo ao seu bolso e sentir o quanto os papás o amam.

Estou curiosa para saber como foi a adaptação na escolinha! Depois contem-nos!

Boa sorte e até o próximo post!

by Ana Rita Brito, Educadora de Infância

Deixe um Comentário