Criar hábitos e rotinas de sono desde os primeiros dias de vida é uma tarefa que todos os pais têm para o bem dos filhos. E para ajudar neste trabalho, mais ou menos árduo, irei partilhar convosco algumas dicas.
Deixar o bebé no berço e sair do quarto antes dele ter adormecido resulta muito bem com alguns bebés, mas com outros nem por isso.
Mas existe algum problema em adormecer o bebé ao colo? Um recém-nascido precisa muito do contacto físico, principalmente do seu progenitor, por isso a escolha de o adormecer ao colo parece-me muito adequada. Ser embalada e ouvir a voz dos pais, são experiências básicas e tranquilizadoras para um crescimento saudável.
Mas até que idade se pode “tolerar” adormecer os bebés ao colo? Depende de vários fatores, mas o principal é que toda a família consiga descansar. O importante é que aos poucos se comecem a criar hábitos para que fiquem mais autónomos. Ler uma história ou cantar uma canção poderá ser uma boa estratégia. Aos poucos a criança vai aprendendo que os pais sairão do quarto e deste modo, se acordarem a meio da noite, saberão que o pai ou a mãe não estarão ali, e aos poucos aumentará a sua autoconfiança acabando por adormecer.
Não devemos deixar a criança chorar até à exaustão, pois deste modo estamos a criar crianças ansiosas e agitadas. Não nos esqueçamos que dormir bem ajuda a crescer e a viver melhor.
Para que o vosso filho durma melhor devem ser criados horários de sono com uma rotina certa. A criança precisa de uma prática habitual e de uma previsão para se sentir segura, seja esta um banho relaxante, um momento divertido em família, uma história ou até mesmo ver um álbum de fotografias. Planear o dia seguinte ou contar uma coisa boa que viveu nesse dia, ajudará a criança a ter uma noite mais tranquila. Na hora de ir dormir deve haver pouco ou nenhum ruído e baixa luminosidade ou escuridão, também devem ser evitados quaisquer aparelhos eletrónicos (televisões, telemóveis, tablets, etc.). As atividades muito excitantes quando se aproxima a hora de ir dormir devem ser substituídas por atividades relaxantes.
Aos poucos o vosso filho ficará cada vez mais autónomo e quando entrar para a escola, apesar de serem muitas crianças, haverá um bocadinho de colo para cada um, e eles aceitam tão bem… é aí que começam os princípios de cidadania longe dos pais: com regras, direitos e deveres!
Boa sorte!
by Ana Rita Brito, Educadora de Infância
Excelentes conselhos! E muito colinho nestes primeiros meses ❤️
Assim fiz com as minhas tres filhotas e deu sempre muito bom resultado, e ir revesando ,se for possível, com o pai ou outro familiar, não tendo, que era o meu caso, encontrava a forma maos relaxante de nao me cansar tendo o bebê no colo, ate aos 4 meses eramos um, e passou do meu quarto para o do bebê, isso tambem ajuda muito, para se habituarem ao seu espaço, no meu caso deu certo,aos 4meses passarem a dormir sozinhos no quarto delas, mas nessa idade aibda as adormecia no meu colo, porque eu mamã é que sentia essa vontade, no entanto a minha do meio gostava de amamentar e ficar pouco tempo no colo, apos arrotar pedia-me com movimentos corporais, para a colocar no seu berço e ja no seu quarto. Ficava com Ela a fazer sons com a minha voz muito suaves, e com a minha mão a passar-lhe no corpo cabeça e pés, o calor das nossas mãos fazem milagres, e estarmos relaxadas passamos tranquilidade ao bebé e tudo flui.
Felicidades e gratidao por este blog querida Ana Rita Brito, com Amor
Gostei muito! Parabéns!!!
Muito obrigada pelas suas dicas, concordo plenamente com o que escreveu,a minha bebé teve sempre colo e agora com 18 meses já não precisa dele para adormecer.
Vou usar as suas dicas nesta fase de se habituarem a dormir sem os pais.
Concordo, plenamente, no que a Ana Rita disse. Cá em casa já agimos assim para com a nossa filha mais velha e, agora, estamos a fazê-lo com a mais nova. Nenhuma criança é igual a outra, e nós país, temos muitos receios.. Mas eu acredito que, não existe ninguém no mundo, que saiba o que é melhor para os nossos filhos, do que nós próprios! Confiem em vocês e nos vossos bebés, e tudo vai correr bem ❤️🙏