NATUREZA: O MELHOR REMÉDIO PARA AS CRIANÇAS

Atualmente vêem-se crianças tão pequeninas e do pré-escolar fechadas diariamente entre quatro paredes com pouca mobilidade motora. Ora vivendo num país com o melhor clima da europa que sentido isto faz? Sabemos que nos países do norte da europa as crianças destas idades passam os seus dias na rua, na floresta em contacto com a natureza, muitas vezes com chuva e neve e aqui vê-se crianças em frente a ecrãs e muitas delas a serem “entupidas” com conteúdos que só no 1º ciclo deveriam aprender.

Muitos pais certamente que já se aperceberam como é mágico sair com a criança para a rua. A natureza, o barulho do vento, o cheiro do campo e do mar, as cores das estações do ano acalmam muito a criança.

Com tanto que há para explorar lá fora, não há necessidade de submeter crianças tão pequenas em frente aos ecrãs. Aliás, a Organização Mundial de Saúde desaconselha a exposição das crianças com menos de 2 anos a ecrãs.

Os seres humanos são criaturas da natureza e é no meio natural que nos identificamos como seres sociais e percebemos como o mundo funciona e o respeito que lhe devemos, de forma a garantir a conservação da vida no planeta.

É através da natureza que as crianças adquirem competências estruturantes para toda a vida. As crianças têm de ser livres e brincar, brincar e brincar.

A terra, as pedras, as árvores, o frio, a chuva e outras situações existentes, promovidas pela atividade ao ar livre e na natureza, vão propiciar às crianças momentos em que de uma forma natural vão desenvolver capacidades motoras, coordenação, desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, tais como o trabalho em equipa, a comunicação, a responsabilidade, a resiliência, a criatividade e empreendedorismo. Tudo isto ajudará a que no futuro seja um cidadão de sucesso e equilibrado.

Por tudo isto, é urgente mudar a mentalidade e alterar a forma de estar e ensinar nas creches e no pré-escolar em Portugal, através da criatividade de todos os intervenientes no processo educativo destas crianças, seguindo exemplos de outros países da europa e do mundo, onde surjam espaços, metodologias e atividades que são estimulantes e entusiasmantes na forma da criança aprender, tornando-a mais habilitada e feliz.

Deixe um Comentário