GPS da Parentalidade

Quando comecei neste mundo da Parentalidade Consciente as descobertas foram imensas.
Partilho aqui aquela que teve um impacto enorme na minha vida, muito para além do meu papel de mãe.

Descobri o poder de definir intenções.

Para mim Parentalidade com consciência e essência é sobre compreender o “como”! Sim, como fazemos o que fazemos, quebrando assim, ciclos de padrões repetitivos. E se quiseres ir mais longe, perceber como pensamos o que pensamos. Sim percebeste bem, só conseguindo perceber como penso o que penso é que irei conseguir alterar os meus pensamentos.

Outra descoberta foi a importância dos valores.

Os valores estão intimamente ligados às nossas crenças. E quando falamos nos valores da família estamos a falar em crenças do que os adultos consideram importantes para si e para os seus filhos.

É importante que consigas refletir quais são mesmo os teus valores. Aproveita e anota-os. Incentiva a que o teu companheiro ou companheira defina os seus 10 valores e que, juntos, consigam definir os valores essenciais da vossa família. Se já tiverem filhos crescidos convidem-nos a entrar nesta reunião familiar.

Mais facilmente os pais pensam naquilo que querem que os filhos se tornem do que nos valores que consideram importantes para a vida dos seus filhos.

Deixo-te algumas perguntas para tu refletires:

– Já paraste para pensar como tens vivido a tua vida?
– O que é mais importante para ti?

– Porque tens determinados padrões de pensamentos ou comportamentos?
– Porque motivo sentes que não estás a viver a tua vida de uma forma satisfatória?

A maior parte das pessoas nunca tirou um tempo para pensar sobre estas questões, nem tão pouco para perceber porque está a viver uma vida onde muitas vezes o desânimo, a frustração, o stress está demasiado presente.

Estes sentimentos são-te familiares?

Se isso acontece é porque muito provavelmente não estás a viver a vida respeitando os teus valores pessoais. Isto cria um conflito interno do qual nem sempre estamos conscientes e que no final acaba por influenciar os nossos pensamentos, emoções e comportamentos.

Os nossos valores pessoais são os princípios que orientam a nossa vida, são o nosso GPS. A forma como somos, pensamos, agimos e reagimos no nosso dia-a-dia é profundamente influenciada pelos nossos valores.

Os valores têm um enorme impacto nas nossas vidas e nos resultados que obtemos nas suas diversas áreas. Através dos nossos valores conseguimos perceber a nossa individualidade e também as nossas necessidades.
E este conhecimento vale ouro para a construção da relação com os nossos filhos.

Os valores são assimilados desde a nossa infância e resultam da nossa educação e das nossas experiências nos vários contextos sociais: família, escola, amizades, cultura, religião. Variam de pessoa para pessoa.

Ao conheceres os teus valores pessoais e agir de acordo com eles irás sentir os seguintes benefícios:

– Maior motivação para alcançar os objetivos;

– Mais facilidade em tomar as melhores decisões e ações;

– Maior autoconhecimento;

– Conhecer a origem dos nossos conflitos para que possamos ultrapassá-los.


Na verdade, quando somos pais emergem muitas vezes conflitos na forma de criar e educar o filho, damos conta de um sistema de valores que até então não tínhamos visto. E por isso é importante a comunicação a construção dos valores da família.

Acredito que devemos escolher as crenças que nos servem e que podemos em família instalar um sistema de valores e crenças poderosos que irão facilitar o desenvolvimento consciente e saudável de toda a família.

Porque todas as escolhas na vida são com base no que nos faz sentir felizes, seguros, amados e vivos.

É necessário para a tua harmonia e felicidade saber reconhecer os teus valores e saber utilizá-los mas também saber reconhecer e respeitar os valores dos que convivem contigo. Assim as tuas relações serão certamente mais harmoniosas.
Descobrires os teus valores vai ajudar-te também a identificar e amenizar conflitos.

Lembras-te de ter falado na intenção? Outro fantástico GPS!
Convido-te a escreveres quais são as tuas intenções enquanto mãe.

Para ajudar nesta tarefa e porque intenção é diferente de objectivo. Responde a esta questão: Que mãe queres SER?

Definir as tuas intenções vai guiar-te nas escolhas e nos teus comportamentos. Vai definir a mãe que tens de ser para cumprir as tuas intenções, saberás quando estás na rota certa ou errada.

Se quero ser uma mãe presente, tenho de criar momentos de presença plena e de escuta. Não é?

 Na Parentalidade Consciente falamos de 4 valores. São eles o Igual valor, o Respeito pela integridade, a Autenticidade e a Responsabilidade pessoal.

Para mim, a congruência é também extramente importante a par e passo com a flexibilidade.


A forma como enquanto mãe e pai vais transmitir esses valores é também muito importante.
Infelizmente muitos dos pais dão sermões aos filhos, tentando nesses momentos incutir alguns valores, moralizando….
Defendo muito mais conversas tranquilas em família, afastados de momentos de tensão, em que se abordam vários assuntos e se colocam os nossos pontos de vista, dando também espaço para ouvir a criança ou jovem.
Crianças e jovens irão seguir os valores daqueles que os inspiram, modelando os seus comportamentos.
Por isso, comunicar com clareza e ser exemplo é sem dúvida o melhor caminho.

Acredito profundamente que podemos educar cada vez mais a partir do coração, podendo desde muito cedo integrar e transmitir os valores mais importantes. E esta viagem começa logo com o bebé que precisa de ser amado, respeitado, ouvido e muitas outras coisas mais.

E o que valorizas tu?
Boas descobertas, que sejam descobertas do coração.

by Ana Henriques, Parentalidade Consciente, Educação Mindfulness e Emocional, Coach Familiar

Deixe um Comentário