Como estimular a criatividade das crianças?

A criatividade é fundamental da infância à vida adulta, seja nos relacionamentos, na escola ou no trabalho. Albert Einstein já dizia que a criatividade é a inteligência a divertir-se. E, na verdade, em todas as situações que enfrentamos, precisamos  de ser criativos para encontrar soluções: é por isso que muitos especialistas definem a criatividade como a capacidade de resolução de problemas.

Remetendo-nos ao Mundo da Pediatria, relacionamos as crianças à criatividade porque elas têm algo fundamental: a espontaneidade, a ousadia, a liberdade para errar. As crianças são criativas e para elas tudo é um desafio. No entanto, a criatividade não é algo que nasce com as crianças, mas sim que se vai desenvolvendo, principalmente com a brincadeira do faz de conta, em que exploram e exercitam possibilidades. E, para isso, elas não precisam de brinquedos caros e interativos… Tempo e um pedaço de pano, umas molas da roupa, umas colheres, umas folhas do jardim ou umas caixas de cartão podem ser mais do que o suficiente para fazer um super-herói voar, uma princesa reinar ou uma batalhar aguerrida acontecer.

O que infelizmente acontece é que a criatividade das crianças desaparece lentamente na mesma proporção em que as responsabilidades, a educação formal e os afazeres “de adulto” surgem. Sem querer, minamos a criatividade das crianças e censuramos os seus comportamentos. Ao criticá-las, provocamos baixa autoestima, insegurança, medo de se exporem e retiramos-lhes a diversão, a curiosidade e a possibilidade de sonhar.

É, por isso, fundamental, incentivar a criatividade. Sendo hoje, 21 de abril, o dia em que se celebra a Criatividade e a Inovação, aqui ficam algumas dicas de como o fazer:

  • Incentivem o contato com a natureza: é um laboratório fantástico de exploração onde as crianças reforçam o seu entusiasmo, curiosidade e, assim, o seu potencial criativo!
  • Ofereçam muitas experiências, pois a arte é uma forma de expressar a criatividade que alimenta a imaginação: levem as crianças a museus de arte e história natural, a planetários, ao teatro, explorem os vossos gostos musicais com eles, ofereçam oportunidades para criar e inventar!
  • Viajem em família e, nesse contexto, inventem brincadeiras “só vossas”: p.ex. durante as longas viagens de carro, joguem ao “quem encontra primeiro?”, que pode ser um carro amarelo, uma casa azul ou uma ovelha, comentando os animais, plantas, paisagens e edifícios que vão encontrando.
  • Arranjem tempo para “fazer nada”: num mundo exigente em que enchemos as nossas crianças de atividades extracurriculares, por mais lúdicas que sejam,  fica a predominar o estresse e a faltar espaço para que a criatividade se desenvolva, o que só acontece quando as crianças estão livres, sozinhas, desfrutando de momentos próprios e de exploração do seu mundo interior. O tempo livre permite que o cérebro relaxe, surgindo aí a oportunidade perfeita para que usem a imaginação.
  • Reconheçam que errar faz parte e aprendam a elogiar as crianças e valorizar o seu esforço: dar importância ao processo, mais do que ao resultado.
  • Não imponham uma forma de fazer: deixem as crianças liderarem a brincadeira, sendo apenas facilitadores, sem impor uma forma certa ou errada de o fazerem.
  • Incentivem as crianças a ler e a investigar: p.ex. onde nasceram os seus artistas ou escritores favoritos, como chegaram onde chegaram, qual a sua história de vida.
  • Usem a tecnologia na dose certa: o uso quando sob supervisão dos pais e por curtos períodos, é uma fonte de conhecimento que alimenta a criatividade; o uso em excesso e sem controlo parental pode causar alterações do comportamento e desenvolvimento, difíceis de, depois, solucionar.
  • Ensinem a valorizar a diversidade: o contato, seja na escola, numa atividade extracurricular ou num parque infantil com crianças de diferentes classes sociais, religiões e nacionalidades amplia a visão que têm do mundo, sendo que não há nada melhor para a criatividade!
  • Programem fazer pelo menos uma coisa diferente por semana!

Não poderia deixar de abrir este blogue com uma publicação que celebrasse da melhor forma o dia da Criatividade e da Inovação!

Vemo-nos por aqui 😉

Deixe um Comentário