É muito importante ensinar às crianças o valor da felicidade e a importância das pequenas coisas para a construção dos momentos felizes.
Todos nós gostamos de ideias, dicas, sugestões…segredos. Aguçam-nos a curiosidade!
A família é o lugar feliz, o lugar seguro, por isso vamos lá aprender como construir ainda mais lugares felizes.
Porque tu, mãe e pai, têm o dever de assegurar a construção deste lugar feliz e da construção do valor da felicidade.
Trago-te 8 segredos para que possam ser famílias ainda mais felizes:
1º Sê exemplo
Deves saber quais os teus valores de vida e assegurar que vives a tua vida de uma forma congruente, só assim os teus filhos vão aprender, observando o teu exemplo. Mostrarás através dos teus atos aquilo que valorizas!
2º Ajuda a criança a reconhecer e a lidar com as emoções
As emoções são apenas isso, emoções que nos fazem sentir. Não existem nem emoções boas nem más. Elas trazem-nos autoconhecimento e a forma como tu, mãe ou pai, lidas com as tuas emoções e lhes dás nomes, irá ajudar os teus filhos a lidar com as deles. Eu sei que queremos ajudar, “salvar” os nossos filhos….mas o que estás a ensinar mesmo nesse momento? Fugir…resistir…controlar?
Aprender a reconhecer as emoções irá garantir um desenvolvimento consciente e saudável da criança.
3º Ouve os teus filhos
Ouve com olhos de ver. Ouve sem especular, sem querer adivinhar, sem querer solucionar.
As crianças de hoje precisam imenso de ser vistas. Por isso, pára e ouve sem interromper.
4º Sê presente
Quando decides estar presente, está mesmo! Sem telemóvel, sem tv, sem distrações, sem pensares nas coisas que tens por fazer.
Está presente por inteiro, os teus filhos são peritos a sentir a diferença, experimenta!
5º Ajuda os outros
Ser solidário altruísta e empático são garantidamente características que fazem do ser humano uma pessoa mais feliz. Sê o exemplo e com pequenos gestos faz com que as tuas crianças sintam esta felicidade.
6º Deixa as crianças sentirem liberdade
As crianças aprendem através das novas experiências. Sê flexível e dentro dos limites de segurança permite que sejam livres. Hoje em dia as crianças raramente sentem esta liberdade.
As crianças precisam de crescer a SER e para isso precisam de liberdade.
7º Cria vínculos e relações seguras
Criar vínculos e relações seguras ensina as crianças a estabelecerem relações saudáveis consigo e com os outros. Promove relações baseadas no respeito igualdade amor e afeto.
Cuida de ti para garantires que podes cuidar dos teus filhos e estar verdadeiramente conectado. Se tu estás bem os teus filhos vão estar bem e felizes!
8º Pratica a gratidão
Quando praticamos a gratidão vamos começar a sentir o nosso peito cheio de felicidade e amor porque conseguimos passar a olhar com um filtro diferente para a vida e conseguimos ver as pequenas grandes coisas que preenchem a nossa vida com imensa felicidade.
Para comprovar tens de experimentar. No fim do dia agradeçam algo do vosso dia. É uma excelente forma de nos ligarmos e de dar conta de que afinal somos felizes e não sabíamos.
by Ana Henriques, Parentalidade Consciente, Educação Mindfulness e Emocional, Coach Familiar