Embora a acne seja comum nos adolescentes, a verdade é que ela pode afetar os nossos recém-nascidos e lactentes. A acne neonatal geralmente surge no 1º mês de vida, e pode durar até o bebé ter 5 a 6 meses de idade. A maioria dos pediatras concorda que o melhor tratamento é nenhum, pois é uma condição natural, que desaparece facilmente e com o passar das semanas, não deixando sequelas. Nalguns casos mais persistentes ou graves pode ser recomendada a utilização de produtos de limpeza e hidratação, mas o importante é vigiar!
MEDIDAS GERAIS
1. Lave a pele do bebé com água e gel de banho de formulação pediátrica
- Use um gel de banho especialmente formulado para bebés.
- Não lave o rosto do bebé várias vezes por dia pois pode agravar.
2. Evite esfregar a pele do rosto do bebé
- A acne do bebé é causada por um excesso de atividade das glândulas sebáceas e não por sujidade; esfregar a pele só vai irritá-la mais e fazer com que as glândulas produzam mais oleosidade.
- Não use esponjas.
3. Seque a pele gentilmente
- Use uma toalha de banho macia e suavemente, até que a pele do bebé esteja completamente seca.
4. Evite aplicar loções oleosas no rosto, especialmente sobre as áreas cobertas de acne
- Mesmo que a acne possa parecer seca, o fato de ela ser causada por excesso de oleosidade significa que essas soluções só vão piorá-la.
5. Não esprema as borbulhas
- Espremer as borbulhas irrita a pele, aumentando a oleosidade, e pode criar pequenas feridas.
EM RESUMO:
Mantenha o rosto do bebé limpo e seco: a humidade associada à baba e/ou uso de chucha pode prolongar a acne do bebé, pelo que manter a pele livre do excesso de humidade vai ajudar.
Evite usar óleos na face: vão prolongar a acne e torná-la pior. Se a pele do bebé for muito seca, questione o seu médico sobre quais os produtos mais adequados.
Tenha paciência: a acne neonatal não incomoda o bebé e resolve-se quase sempre só com cuidados locais após algumas semanas. Mesmo que possa parecer horrível, raramente faz com que o seu bebé sinta desconforto ou dor.