Atividades Desenvolvimento 9-12 Meses

O desenvolvimento infantil é talvez uma das maiores preocupações que os pais trazem à minha consulta, cientes de que a primeira infância, estágio que compreende os primeiros cinco anos de idade, é muito importante e determinante para o resto da vida. Embora existam traves gerais que definam o que é (ou não) normal a criança fazer em cada etapa, o importante é perceber que o desenvolvimento é multidimensional (motor, cognitivo, emocional e social) e não linear, ou seja, não acontece sempre ao mesmo ritmo nem com a mesma sequência.

Nesse sentido, uma boa ferramenta é dar a conhecer aos pais e cuidadores os estímulos certos para cada idade. Por isso, e tendo em conta as indicações do nosso Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, aqui ficam as atividades promotoras de desenvolvimento adequadas a cada etapa para lerem, imprimirem e partilharem com todos aqueles que querem que cuidem da melhor forma dos vossos filhos.

9-12 meses

  • Coloque mantas/tapetes no chão, certificando-se que não há obstáculos e móveis próximos, e deixe o seu bebé explorar o espaço em volta, sob supervisão.
  • Ofereça objetos com cores brilhantes, movimentos ou sons, que vão estimular mais o seu bebé. Experimente colocá-los afastados do sítio onde está e/ou em cima de uma cadeira para que o bebé os tente apanhar. Mostre dois objetos para a mão do bebé e posteriormente um terceiro, deixando-o tentar encontrar por si a solução.
  • Chame os objetos pelos nomes e ensine-o a colocar fora e dentro da caixa.
  • Ofereça papel para que o bebé amasse e rasgue.
  • Faça jogos repetitivos com o bebé. P.ex.: acenar, bater palmas, “a pitinha/as galinhas”.
  • Imite sons de animais e objetos fazendo mímica e pedindo para a criança imitar.
  • Aumente a textura dos alimentos para trabalhar a mastigação.

Mas atenção! As melhores atividades promotoras do desenvolvimento que podemos proporcionar aos nossos filhos são AMOR sem limites e TEMPO de qualidade. Só uma criança amada, que passe tempo com os seus pais para os observar como exemplos e modelos, verá supridas as suas necessidades. E é nesse encontro, que não precisa de ser muito mas precisa de ser bom, que a criança se vai desenvolver como um ser bio-psico-social completo e são!

Deixe um Comentário