O desenvolvimento infantil é talvez uma das maiores preocupações que os pais trazem à minha consulta, cientes de que a primeira infância, estágio que compreende os primeiros cinco anos de idade, é muito importante e determinante para o resto da vida. Embora existam traves gerais que definam o que é (ou não) normal a criança fazer em cada etapa, o importante é perceber que o desenvolvimento é multidimensional (motor, cognitivo, emocional e social) e não linear, ou seja, não acontece sempre ao mesmo ritmo nem com a mesma sequência.
Nesse sentido, uma boa ferramenta é dar a conhecer aos pais e cuidadores os estímulos certos para cada idade. Por isso, e tendo em conta as indicações do nosso Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, aqui ficam as atividades promotoras de desenvolvimento adequadas a cada etapa para lerem, imprimirem e partilharem com todos aqueles que querem que cuidem da melhor forma dos vossos filhos.
6-9 meses
- Coloque o bebé sentado por períodos, inicialmente com apoio, para que possa participar mais ativamente no meio que o rodeia. P.ex.: utilize a cadeira da refeição para treinar essa posição, e aproveite o tabuleiro para colocar objetos que ele possa manusear.
- Coloque o bebé num tapete tipo ginásio no chão, com diferentes atividades, incentivando-o a deslocar-se e a explorar objetos com diferentes cores, formas e texturas.
- Escolha objetos que o bebé possa agarrar, abanar e levar à boca. P.ex.: mordedores, livros de pano, rocas, bolas e bonecos de borracha.
- Vocalize para o seu bebé, incentivando-o a emitir novos sons.
- Proporcione brincadeiras de interação, colocando-o em frente ao espelho e brincando ao “cucu”.
- Não entre em conflito por causa da alimentação. Os bebés levam até 11 vezes a adaptarem-se a um novo sabor. Pense que cada refeição constitui uma oportunidade de interação sem pressão.
- Reforce, ou estabeleça se ainda não tiver iniciado, o ritual do sono antes de dormir.
Mas atenção! As melhores atividades promotoras do desenvolvimento que podemos proporcionar aos nossos filhos são AMOR sem limites e TEMPO de qualidade. Só uma criança amada, que passe tempo com os seus pais para os observar como exemplos e modelos, verá supridas as suas necessidades. E é nesse encontro, que não precisa de ser muito mas precisa de ser bom, que a criança se vai desenvolver como um ser bio-psico-social completo e são!