Atividades Desenvolvimento 5-6 Anos

O desenvolvimento infantil é talvez uma das maiores preocupações que os pais trazem à minha consulta, cientes de que a primeira infância, estágio que compreende os primeiros cinco anos de idade, é muito importante e determinante para o resto da vida. Embora existam traves gerais que definam o que é (ou não) normal a criança fazer em cada etapa, o importante é perceber que o desenvolvimento é multidimensional (motor, cognitivo, emocional e social) e não linear, ou seja, não acontece sempre ao mesmo ritmo nem com a mesma sequência.

Nesse sentido, uma boa ferramenta é dar a conhecer aos pais e cuidadores os estímulos certos para cada idade. Por isso, e tendo em conta as indicações do nosso Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, aqui ficam as atividades promotoras de desenvolvimento adequadas a cada etapa para lerem, imprimirem e partilharem com todos aqueles que querem que cuidem da melhor forma dos vossos filhos.

5-6 Anos

  • Promova o contacto da criança com a natureza, deixando-a brincar na terra e/ou areia, dando-lhe espaço para explorar a envolvência, supervisionando sem limitar.
  • Escolha brinquedos que estimulem a imaginação e ensine-lhe a recortar e colar triângulos, quadrados e círculos de vários tamanhos e a formar figuras.
  • Converse com a criança de modo a aumentar o seu vocabulário, peça-lhe que explique o significado de palavras simples e incentive-a a perguntar aquelas que não conhece.
  • Selecione os conteúdos, bem como o horário e o período de tempo, que pretende que a criança esteja exposta aos ecrãs (televisão, tablet, telemóvel e computador).
  • Não ridicularize os medos e fobias que a criança possa ter; ajude-a a ultrapassá-los.
  • Continue a estimular a responsabilidade da criança. P.ex.: recados, tarefas domésticas.
  • Acompanhe o desenvolvimento da personalidade da criança e a criação de valores, trabalhando a sua autoestima e ajudando-a a lidar com as regras e os impulsos (p.ex.: roubo, mentira).

Mas atenção! As melhores atividades promotoras do desenvolvimento que podemos proporcionar aos nossos filhos são AMOR sem limites e TEMPO de qualidade. Só uma criança amada, que passe tempo com os seus pais para os observar como exemplos e modelos, verá supridas as suas necessidades. E é nesse encontro, que não precisa de ser muito mas precisa de ser bom, que a criança se vai desenvolver como um ser bio-psico-social completo e são!

Deixe um Comentário