O desenvolvimento infantil é talvez uma das maiores preocupações que os pais trazem à minha consulta, cientes de que a primeira infância, estágio que compreende os primeiros cinco anos de idade, é muito importante e determinante para o resto da vida. Embora existam traves gerais que definam o que é (ou não) normal a criança fazer em cada etapa, o importante é perceber que o desenvolvimento é multidimensional (motor, cognitivo, emocional e social) e não linear, ou seja, não acontece sempre ao mesmo ritmo nem com a mesma sequência.
Nesse sentido, uma boa ferramenta é dar a conhecer aos pais e cuidadores os estímulos certos para cada idade. Por isso, e tendo em conta as indicações do nosso Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, aqui ficam as atividades promotoras de desenvolvimento adequadas a cada etapa para lerem, imprimirem e partilharem com todos aqueles que querem que cuidem da melhor forma dos vossos filhos.
3 Anos
- Converse muito com a criança e estimule-a a contar histórias ou simplesmente o que fez durante o dia.
- Possibilite momentos à criança em que possa saltar, correr, pular e andar de triciclo, privilegiando a atividade física ao ar livre.
- Respeite e não ridicularize o pensamento mágico da criança, não a trazendo para realidade quando está no seu mundo imaginário.
- Veja em conjunto com a criança, e por tempo limitado, programas televisivos adequados.
- Ajude-a a partilhar brinquedos e estimule a interação com outras crianças.
- Dê responsabilidades à criança, aceitando a forma como ela resolveu o seu problema ou orientou determinada situação do seu dia.
- Sendo a fase dos “medos”, agravados pelo período noturno, tente manter os rituais de sono.
- Sendo a fase dos “porquês”, tenha muita paciência, tendo em conta que a criança vai fazer várias perguntas e nem sempre esperar pela resposta à primeira.
Mas atenção! As melhores atividades promotoras do desenvolvimento que podemos proporcionar aos nossos filhos são AMOR sem limites e TEMPO de qualidade. Só uma criança amada, que passe tempo com os seus pais para os observar como exemplos e modelos, verá supridas as suas necessidades. E é nesse encontro, que não precisa de ser muito mas precisa de ser bom, que a criança se vai desenvolver como um ser bio-psico-social completo e são!