O desenvolvimento infantil é talvez uma das maiores preocupações que os pais trazem à minha consulta, cientes de que a primeira infância, estágio que compreende os primeiros cinco anos de idade, é muito importante e determinante para o resto da vida. Embora existam traves gerais que definam o que é (ou não) normal a criança fazer em cada etapa, o importante é perceber que o desenvolvimento é multidimensional (motor, cognitivo, emocional e social) e não linear, ou seja, não acontece sempre ao mesmo ritmo nem com a mesma sequência.
Nesse sentido, uma boa ferramenta é dar a conhecer aos pais e cuidadores os estímulos certos para cada idade. Por isso, e tendo em conta as indicações do nosso Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, aqui ficam as atividades promotoras de desenvolvimento adequadas a cada etapa para lerem, imprimirem e partilharem com todos aqueles que querem que cuidem da melhor forma dos vossos filhos.
1-3 meses
- Embale suavemente o seu bebé no colo e encoste-o ao seu peito.
- Fale de forma serena, mas muito e sobre tudo o que for fazendo, com o seu bebé.
- Quando estiver a comunicar, olhe diretamente para o seu bebé, olhos nos olhos, sorria, deite a língua de fora e vá referindo o seu nome.
- Cante melodias ao seu bebé, mudando o tom de voz e o ritmo.
- Massaje o bebé calma e suavemente, por curtos períodos de tempo (máximo 20 minutos), sem movimentos forçados ou muito elaborados.
- Com o bebé deitado e em estado de alerta, ponha a sua cabeça em posição central e movimente uma bola vermelha a 20-25 cm dele, em várias direções.
- Mude o seu bebé periodicamente de posição, de modo a proporcionar-lhe o melhor conforto, sem utilizar a posição de barriga para baixo para dormir.
- Evite expor o bebé a múltiplos estímulos ao mesmo tempo ou demasiado intensos, promovendo um ambiente calmo onde este se sinta seguro.
Mas atenção! As melhores atividades promotoras do desenvolvimento que podemos proporcionar aos nossos filhos são AMOR sem limites e TEMPO de qualidade. Só uma criança amada, que passe tempo com os seus pais para os observar como exemplos e modelos, verá supridas as suas necessidades. E é nesse encontro, que não precisa de ser muito mas precisa de ser bom, que a criança se vai desenvolver como um ser bio-psico-social completo e são!