Atividades Desenvolvimento 18-24 Meses

O desenvolvimento infantil é talvez uma das maiores preocupações que os pais trazem à minha consulta, cientes de que a primeira infância, estágio que compreende os primeiros cinco anos de idade, é muito importante e determinante para o resto da vida. Embora existam traves gerais que definam o que é (ou não) normal a criança fazer em cada etapa, o importante é perceber que o desenvolvimento é multidimensional (motor, cognitivo, emocional e social) e não linear, ou seja, não acontece sempre ao mesmo ritmo nem com a mesma sequência.

Nesse sentido, uma boa ferramenta é dar a conhecer aos pais e cuidadores os estímulos certos para cada idade. Por isso, e tendo em conta as indicações do nosso Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, aqui ficam as atividades promotoras de desenvolvimento adequadas a cada etapa para lerem, imprimirem e partilharem com todos aqueles que querem que cuidem da melhor forma dos vossos filhos.

18-24 meses

  • Priviligie atividades com música, incentivando a criança a dançar e a cantar.
  • Estimule a criança a ajudar a despir a roupa, aproveitando para lhe pedir que olhe e identifique ou repita o nome de partes do corpo. Caso seja mais fácil, a criança pode fazê-lo num boneco ou nos próprios pais/cuidadores.
  • Ensine a criança a rabiscar na areia, na terra ou num papel.
  • Deixe a criança brincar no banho e ao ar livre, sempre com supervisão.
  • Incentive a participação em tarefas domésticas mais simples.
  • Vá mostrando à criança o que é (ou não) perigoso para ela.
  • Mostre afeto e elogie a criança quando for capaz de realizar algo bem /sozinha.
  • Reforce, com tranquilidade mas firmeza, a necessidade de regras e limites.

Mas atenção! As melhores atividades promotoras do desenvolvimento que podemos proporcionar aos nossos filhos são AMOR sem limites e TEMPO de qualidade. Só uma criança amada, que passe tempo com os seus pais para os observar como exemplos e modelos, verá supridas as suas necessidades. E é nesse encontro, que não precisa de ser muito mas precisa de ser bom, que a criança se vai desenvolver como um ser bio-psico-social completo e são!

Deixe um Comentário