9-12 MESES

OVO:
  • 1º introduzir a gema de ovo: ½ gema cozida por refeição durante a primeira semana; gema inteira por refeição, na segunda semana.
  • 2ª introduzir a clara: se tudo decorrer sem alergias ou intolerâncias, na terceira semana podemos oferecer o ovo inteiro, num máximo de 3 ovos/semana.
  • O ovo pode ser dado na sopa mas também pode ser confeccionado de outras formas, por vezes mais apelativas para o bebé experimentar e desfrutar, sobretudo quando o pode já comer inteiro (ex.: cozido à parte ou sob a forma de omolete).

LEGUMINOSAS:

As leguminosas podem ser introduzidas gradualmente e em pequenas quantidades, podendo ser adicionadas à sopa ou dadas separadamente no prato. Ex.: feijão branco/preto/vermelho/frade, grão, ervilhas, lentilhas e favas.

QUEIJO:

O queijo pode ser introduzido, com o cuidado de ter consistência mole, ser meio gordo e sempre pasteurizado. Ter em atenção que deve ter o menor teor de sal possível e só ser oferecido se o bebé manifestar curiosidade e competência para tal!

FRUTOS E SEMENTES OLEAGINOSOS:

Devem ser oferecidos ao natural, sem sal nem açúcar adicionados, e bem triturados. Ex.: noz, amêndoa, avelã, coco, caju, pinhão, pistachio, linhaça, chia e sementes girassol.

A partir dos 9-12 meses já há destreza manual para o bebé se alimentar sozinho, pelo que se deve iniciar o treino da colher e de beber por um copo usando as duas mãos: inicialmente não os vai saber utilizar mas com o tempo vai-se apercebendo da sua função. Deve-se, por isso, oferecer ao bebé uma refeição cada vez mais semelhante à da família, desde que devidamente preparada e cortada. Assim, podem experimentar-se diferentes combinações, texturas e métodos culinários:

  • Em vez de dar ao bebé a carne e o peixe na sopa, dê no prato em pequenos pedaços ou sob a forma de açorda, arroz ou empadão.
  • Em vez de dar ao bebé o ovo na sopa, dê separado, independentemente da forma como optar por o confeccionar.
  • Ofereça ao bebé finger-food (alimentos do tamanho de uma dedo), ex.: fruta, vegetais, massinhas, bolachas ou côdea de pão.

Deixe-o mexer com as mãos na comida. Não se esqueça que experimentar passa também por cheirar, tocar, brincar… E quanto mais divertida for esta fase, para si e para o seu filho, melhor!

ESQUEMA DE REFEIÇÕES:
  • Lanche M – Leite ou Papa ou Fruta +/- Cereais/Frutos e Sementes Oleoginosos +/- iogurte
  • Almoço – Sopa com carne, peixe ou ovo +/- Fruta
  • Lanche T – Leite ou Papa ou Fruta +/- Cereais/Frutos e Sementes Oleoginosos +/- iogurte
  • Jantar – Sopa com carne, peixe ou ovo +/- Fruta

Todas as restantes refeições não mencionadas mantêm-se o leite do bebé.

Todas as refeições com carne, peixe e ovo podem ser oferecidas no prato, de acordo com as sugestões acima dadas.

Deixe um Comentário